O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade. Museu de Évora - Arquivo
28 de Maio de 2017
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Arquivo

  • Escrivaninha de prata do Arcebispo de Évora.
    autor
    : M.D.O., ourives de Lisboa

    denominação: escrivaninha

    cronologia: 1690-1700

    número de inventário: ME 1473/1-6

    proveniência: Paço Arquiepiscopal de Évora

     

    Entre os objectos de utilização quotidiana da colecção de ourivesaria do Museu de Évora, destaca-se a escrivaninha de prata, identificada com a marca de posse do arcebispo D. Frei Luís da Silva Telles (1626-1703).

  • Tríptico da Paixão de Cristo. Esmalte de Limoges

    autor: Nardon Pénicaud (1470-c.1543)

    cronologia: inícios do século XVI

    matéria: Esmalte sobre cobre

    número de inventário: ME 1381/1-2

    proveniência: Colecções de frei Manuel do Cenáculo

    inscrição: ATENDITE ET VIDETE SI EST DOLOR SIMILIS SICHUT DOLOR MEUS

     

     

  • "Paisagem de Inverno", pintura atribuída ao holandês Hendrick Avercamp, descreve um dia festivo de Inverno, que os habitantes da cidade aproveitam para patinar, jogar ou simplesmente conversar com amigos e conhecidos.
    Autor
    : Círculo de Hendrick Avercamp (Amesterdão, 1585 - Kampen, 1634)

    Cronologia: 1610-1679

    Técnica: óleo sobre madeira de carvalho

    Número de inventário: ME 1535

    Proveniência: colecção de Frei Manuel do Cenáculo

  • Oratório portátil dourado e policromado, com a imagem da Virgem em madeira de teca e marfim.Cronologia:
    último quartel do século XVII.
    Matéria:
    Madeira de teca e marfim
    Número de inventário:
    ME 484
    Proveniência: Desconhecida

    As imagens de Nossa Senhora constituem, pela abundância, diversidade e valor iconográfico, o grupo mais importante da imaginária luso-oriental. A peça do Museu de Évora, um oratório portátil de madeira policroma, em forma de templete apresenta uma estrutura de base semi-octogonal, delimitada por seis colunas, e sobre a cúpula, as armas dos dominicanos.

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