A Virgem com o Menino do Museu de Évora constitui-se uma verdadeira jóia da arte do retábulo. A estrutura é constituída por um único pano rectangular sobre o qual a Virgem aparece esculpida em alto relevo, quase a três quartos, sentada sobre um trono apenas relevado.

Delimitam o painel duas pilastras decoradas com ornatos pendurados de frutas e panóplias dispostos simetricamente em cada um dos lados. Um tecto de dezoito caixotões com flores completa a edificação, rematado por uma vieira. Existem ainda uma série de pequenos elementos de decoração arquitectónica de preciosismo lavor: os balaústres de fuso simétrico a servirem de moldura inferior às mísulas, o próprio ornato de fitas penduradas das faces destas, os capitéis angulares sob o travejamento e as suas bases correspondentes sob a plataforma que se uniriam através de finos colunelos já desaparecidos, os dois pequeníssimos medalhões na cimalha que retratam em busto os mecenas, e as pequenas taças no coroamento.

O retábulo é proveniente da capela circular do palácio eborense dos Silveiras, condes de Sortelha – hoje sede do município – onde provavelmente ocupava uma das exedras parietais, como complemento de um projecto arquitectónico de carácter humanista, edificado entre 1532 e 1533 (Moreira, 1991).

A morfologia da estrutura denuncia o processo compositivo que o mestre Chanterene desenvolveu a partir do retábulo do mosteiro da Pena de Sintra (1529-1532). A tipologia da Virgem pode-se dizer quase uma emulação da Virgem da Pena: está retratada com igual dignidade e uma doçura feminina, as vestes aulicas e refinadas, com o mesmo movimento do tronco, coerente com o gesto de sustentar o Menino, as pregas das pernas sempre da esquerda para a direita, a acompanhar o ligeiro movimento.

(MJVC)

BIBLIOGRAFIA

Catálogo da Exposição Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624). Lisboa: Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, 1998.

Moreira (1991), Rafael de Faria Dimingues, A Arquitectura do Renascimento no Sul de Portugal. A Encomenda Régia entre o Moderno e o Romano. Lisboa: Dissertação de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 1991

Catálogo da Exposição Ai Confini della Terra, Scultura e arte in Portogallo 1300-1500. Milão: Electa, Milano Elemond Editori Associati, 2000