O seu navegador necessita de suporte Javascript para esta funcionalidade.
30 de Abril de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.
  • Serviço Educativo
  • Actividades

N.º 2 DEZ 2007

Como nunca é demais recordar, o Boletim on line do Museu de Évora é uma homenagem ao espírito intelectual de Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas, arcebispo de Évora, cujas colecções estão na origem do Museu. Nesse segundo número, os artigos dedicados a D. Afonso de Portugal e D. Frei Luís da Silva Teles vem demonstrar que muitos outros bispos e arcebispos desempenharam um papel relevante na história da cidade, e foram vozes determinantes na constituição do património que hoje dá forma à identidade cultural de Évora.

Quando a obra do novo Museu começa a tomar forma, os projectos de investigação associados à renovação merecem particular destaque, com os artigos dedicados ao estudo antropológico dos ossos dos cavaleiros da Reconquista Cristã, exumados durante as escavações arqueológicas e uma primeira apresentação do projecto de investigação do Retábulo Flamengo da Sé de Évora, uma das peças fundamentais para a compreensão da pintura, no século XVI, em Portugal. A intervenção de conservação e restauro do Oratório da Genealogia da Virgem, uma peça indo-portuguesa de grande importância, permitiu a realização de exames que contribuem para uma melhor caracterização dos matérias e técnicas utilizadas pelas oficinas nesse contexto cultural.

É também dessa oscilação tensa e criativa entre o passado e o futuro, na expectativa quanto ao papel que o Museu pode desempenhar no desenvolvimento económico e cultural da cidade, que se apresenta um inquérito realizado aos agentes culturais da cidade, numa avaliação da percepção do trabalho do Museu nos últimos anos.

Por fim, mas não de menor importância, nas notícias, num programa que pretendemos regular de apresentação de áreas menos conhecidas das colecções, divulga-se o repertório das estelas medievais.